Uber exige selfie de segurança para motoristas

Especialista na prestação de serviço a partir de transporte particular por aplicativo, a Uber é uma empresa referência quando o assunto envolve tecnologia, praticidade, conforto e comodidade.

Com expectativas em arrojar o seu serviço através do uso de tecnologias de última geração, a Uber deseja cada vez mais tornar as viagens mais confiáveis e seguras para seus passageiros e motorisas.





Hoje a plataforma conta com vários dispositivos de segurança para seus usuários, além de um centro de desenvolvimento tecnológico sediado em São Paulo, especialista em soluções de segurança. O primeiro da América Latina.

Este centro está em operação desde o final de 2018, e a sua missão é melhorar a segurança com o desenvolvimento de soluções em áreas avançadas da tecnologia como machine learnig e processamento de dados em tempo real.

Selfie de segurança para motorista Uber: Como funciona

A selfie de segurança exigida pela Uber orienta – de modo aleatório – que os motoristas estejam em um local iluminado para tirar a foto a partir da câmera frontal do celular.

O aplicativo irá cruzar a imagem obtida no momento da verificação com a foto que a plataforma possui de cada um de seus motoristas em seu banco de dados.

Para isso, basta que o motorista posicione a sua câmera de modo que seu rosto fique centralizado no círculo que aparecerá na tela do celular. Esta verificação pode ser solicitada a qualquer hora do dia, mas leva apenas alguns instantes.

Para realizar esta verificação a plataforma conta com um recurso fornecido pela Microsoft que se responsabiliza pelo cruzamento das imagens através do reconhecimento facial.

Esta tecnologia por trás do reconhecimento facial realizada em tempo real é chamada de Microsoft Cognitive Services. Ela é capaz de identificar a idade da pessoa, se ela esta portando algum acessório como o óculos, por exemplo, e até mesmo se está com barba.

Qual a finalidade das selfies de segurança

Para elevar os níveis de segurança do serviço e tornar o uso do app ainda mais seguro com o investimento nesta tecnologia, a Uber pretende assegurar os dados do motorista e o acesso à sua conta.

Além de evitar fraudes e prevenir riscos à segurança de dados, a verificação de identidade em tempo real restringe o uso da conta em exclusividade para seu proprietário, tudo isso para evitar que a conta seja compartilhada e/ou utilizada por outra pessoa.

Se no momento da verificação for identificado que a selfie não condiz com a imagem armazenada no banco de dados, o motorista fica impedido de prosseguir com o uso do app realizando viagens e sua conta é bloqueada enquanto a Uber analisa o que pode ter acontecido.

Esta medida de segurança em operação desde maio de 2017 acontece da seguinte forma:

  • Após realizar o login em sua conta, ou antes de aceitar alguma viagem, o motorista poderá ser surpreendido com a tela de “confirmação necessária” que solicitará a confirmação de identidade, apresentando o seguinte texto: “O sistema selecionou você aleatoriamente para confirmar a sua identidade. (…). Ao continuar, você concorda que a Uber ou um fornecedor poderá coletar e processar suas fotos com uma ferramenta que nos permite confirmar a sua identidade.”
  • Depois de clicar no botão azul no canto inferior da tela, o motorista precisa permitir ao aplicativo que ele tire fotos. Feito isso, aparecerá uma nova tela com um círculo no meio para que o motorista centralize o seu rosto e tire uma selfie de segurança.
  • Agora basta que o motorista clique na bolinha azul que irá aparecer, e aguardar a verificação para continuar utilizando a plataforma normalmente após a mensagem “Identidade confirmada.”.

Medidas de segurança para motoristas Uber

A segurança é tratada como assunto primordial pela Uber que não mede esforços para aumentá-la enquanto o motorista estiver dirigindo, por isso ela desenvolve recursos para garantir que apenas o proprietário da conta tenha acesso a ela.

Outra ferramenta de segurança muito interessante é a verificação a partir de códigos numéricos que podem ser recebidos diretamente pelo celular via SMS ou armazenados em algum local seguro após este recurso ser habilitado no dispositivo, mas o motorista está com problema de conectividade.

Funciona assim: o motorista liga esta funcionalidade em seu app e após digitar sua senha será solicitado também que digite um código de segurança. Este recurso é capaz de evitar, por exemplo, que alguém realize uma viagem acessando a sua conta através das informações de seu login.

Orientações para realizar viagens mais seguras

Proteger a conta não compartilhando seus dados pessoais ou dados de acesso, alterar periodicamente as suas senhas e manter o celular bloqueado, são medidas necessárias para manter a segurança dos dados de suas contas enquanto usuários do serviço Uber.

Além do código de conduta para usuários, as orientações combinadas aos atributos tecnológicos de segurança fazem da Uber a empresa que revoluciona o conceito de versatilidade deste tipo de serviço de transporte ao fornecer viagens mais tranquilas.

Serviço este, que nascido da necessidade de melhorar a qualidade da mobilidade urbana, hoje dispõe de mais opções confortáveis e confiáveis de meio de transporte.

Veja também:

99pop x Uber: Qual empresa oferece o melhor serviço?

Com a atual tecnologia, foram criados formas de transportes alternativas e mais baratas. Sendo assim, …