Dicas de segurança para motoristas Uber





No Brasil é super necessário seguir algumas dicas de segurança para motoristas Uber, pois a violência urbana é um fator que causa muito incômodo nos grandes centros.

É um dos tipos de violência mais comum no mundo atual devido ao crescimento urbano desorganizado, estendendo seus efeitos para as diversas esferas do nosso cotidiano.

No trânsito, a falta de segurança contribui negativamente com as estatísticas.

É muito comum notícias de motoristas que foram assaltados durante o seu trajeto ou durante a jornada de trabalho, como no caso dos motoristas profissionais Uber.

Dicas de segurança para motoristas Uber
Dicas de segurança para motoristas Uber

Dicas de segurança para motoristas Uber

Com o aumento da utilização de serviços de carro privativo e lembrando que, dependendo da modalidade, um mesmo carro pode transportar até quatro pessoas, cada vez mais marginais estão usando os serviços e escolhendo motoristas com outros passageiros no carro para serem assaltados… Ou seja, pode levar três passageiros além do motorista para um possível assalto.

Perigos de dirigir para Uber e seus concorrentes

Outro estímulo para os assaltantes é a possibilidade de usar o aplicativo sem fornecer dados reais de identificação.

Isso ocorre porque é possível pagar as viagens utilizando dinheiro físico também, além das conhecidas opções virtuais (Cartão de Crédito e PayPal), que facilitaria numa possível identificação de um criminoso.

Apesar da Uber armazenar os dados do passageiro (informações como número de telefone, endereço de e-mail e nome completo do passageiro) logo após instalação do aplicativo, esses dados podem ser falsos, tendo em vista que o cadastro é feito de maneira universal e o passageiro só escolhe a forma de pagamento no momento da primeira viagem, podendo optar pelo pagamento com dinheiro, ficando isento do fornecimento de maiores dados, como são os casos de corridas pagas em cartão de crédito ou via paypal.

A empresa afirma que o pagamento com dinheiro físico visa tornar a plataforma mais democrática e inclusiva, permitindo que mais usuários contratem o serviço.

Uma opção aos motoristas da Uber para aumentar sua proteção seria oferecer seus serviços na modalidade Uber Black. O fato de não dividir o veículo com outros clientes pode trazer maior segurança ao passageiro e ao motorista também.

Em contrapartida, a Uber sinaliza que as corridas compartilhadas gera menor emissão de CO2 e no primeiro mês de 2016, por exemplo, 30% de suas corridas foram efetuadas de maneira compartilhada.

O que devemos evitar no cotidiano

Outros cuidados que o motorista Uber pode tomar visando sua segurança é com relação às atitudes simples, que deveria ser adotada cotidianamente no trânsito.

Evitar o uso do celular no volante, por exemplo, além de prevenir multas pesadas ainda fará com que o motorista preste mais atenção ao seu redor.

Locais para estacionar

Prefira estacionar em locais com maior movimento. Ruas desertas é um convite pra ser assaltado.

Se desconfiar de algum passageiro, manter contato e fazer algumas perguntas simples pode te ajudar a perceber se aquela corrida é segura ou suspeita.

Se mesmo tomando os devidos cuidados ainda for vítima de assalto, o melhor a se fazer é manter a calma e obedecer ao criminoso.

Sinalize todos seus movimentos pra evitar alguma surpresa e um desfecho mais trágico.

O que fazer em uma ocasião de perigo?

A Uber dispõe de um canal de atendimento para ser utilizado em caso de emergência (0800).  Possui também um seguro. Registre um boletim de ocorrência e entre em contato com a Uber para as devidas providências.

Veja também

Dicas de segurança para motoristas Uber
Deixe sua avaliação

Check Also

Uber-Black

UBER BLACK – Requisitos, Lista de carros ATUALIZADA e Dúvidas

Estamos recebendo pelos comentários muitas dúvidas sobre a categoria Uber Black, e como realmente não …