99pop x Uber: Qual empresa oferece o melhor serviço?

Com a atual tecnologia, foram criados formas de transportes alternativas e mais baratas. Sendo assim, 99pop x Uber se encaixam na categoria de transportes por aplicativo.

Nesse sentido, ambas tornaram-se concorrentes, afinal proporcionam o mesmo tipo de serviço. Entretanto há diferenças e vantagens exclusivas de cada aplicativo. Quer saber mais? Continue lendo abaixo.





Rivalidade entre a 99pop x Uber

 

No dia a dia, o brasileiro se depara com os transportes particulares comuns (que é o caso da Uber e 99pop). Muitas vezes optam por esse meio de locomoção por ser mais barato ou devido a necessidades específicas.

Assim, há uma disputa de mesmo público, ambos contando com milhões de usuários. Os quais diversas vezes possuem os dois aplicativos no celular.

Apesar da semelhança, os aplicativos possuem distinções em aspectos específicos, como é o exemplo do pagamento.

Uma vez que a Uber oferece a opção de três paradas durante uma única corrida, com a divisão do valor da viagem no cartão. A empresa 99pop fornece apenas a alternativa de um destino, sem a possibilidade de dividir os valores com os amigos (exceto em dinheiro).

Ademais, cada plataforma adquiriu modalidades distintas, além dos seus cupons de descontos próprios. Dessa maneira, os aplicativos foram se moldando conforme as necessidades de cada cliente.

Além disso, tanto a 99pop quanto a Uber investem na personalização do atendimento e preços mais acessíveis. E a interface de ambos é semelhante, ou seja, a navegação e design dos apps são leves e simples.

A diferença entre os designs de cada app é o contato com o motorista. Enquanto na 99pop a caixa de mensagem é exibida no canto direito, na Uber só fica disponível depois que o motorista da viagem é selecionado.

Outras diferenças entre as empresas

Além disso, apesar do Uber ter a possibilidade de dividir a conta da viagem, essa opção não está disponível para a versão mais simples (o uber Lite)

Quanto a questão do pagamento 99pop x Uber, a tarifa base é utilizada como estimativa para o pagamento. Acrescentado ao valor da estimativa de distância e tempo do trajeto mais o valor variável (o chamado “preço dinâmico”).

A depender do horário em que o motorista é solicitado, também ocorre variação do preço. Além disso, outra compatibilidade entre os aplicativos é o acréscimo do valor do pedágio, caso haja algum no meio do trajeto.

Já a forma de pagamento liberada a cada passageiro se difere completamente nas duas plataformas. Enquanto a Uber aceita apenas dinheiro e cartão de crédito/débito, a 99pop aceita, além dessas, a opção de pagar em Voucher corporativo e PayPal.

Lembrando que os pagamentos em cartões no 99pop são feitos pela máquina do próprio motorista.

Com relação ao valor das tarifas de cada aplicativo, veja abaixo a diferença entre eles, tomando como base a cidade de São Paulo:

  1. Uber
  • Tarifa base: R$2,00
  • Custo por minuto: R$0,26
  • Custo por km: R$1,40
  • Custo a pagar à prefeitura por km: R$0,10
  1. 99Pop
  • Tarifa base: R$2,38
  • Custo por minuto: R$0,26
  • Custo por km: R$1,14
  • Custo a pagar à prefeitura por km: R$0,10

Além disso, ambos os aplicativos possuem como critério a utilização de todos os veículos fabricados a partir de 2010 e com quatro portas. Além disso, ar-condicionado e cinco lugares.

Vantagens e desvantagens da Uber

Com a ascensão dos motoristas por aplicativo, novas mudanças precisaram ser feitas para se adequar à realidade dos passageiros. Assim, a Uber adquiriu certas vantagens. Veja-as abaixo:

  1. Comodidade por um valor mais razoável
  2. Contato fácil e rápido com o motorista
  3. Aplicativo versátil
  4. Possui medidas protetivas tanto aos motoristas quanto aos usuários
  5. Agilidade no atendimento
  6. Receptividade
  7. Os motoristas possuem mais liberdade de trabalho, ou seja, podem fazer seu horário e rodar no aplicativo conforme sua necessidade.
  8. Os passageiros podem solicitar corridas de qualquer lugar à qualquer hora.
  9. Os motoristas podem receber seus ganhos semanalmente
  10. Os motoristas da Uber possuem descontos. Por exemplo: no aluguel de um carro é oferecido um desconto de 50% do valor mensal, além de descontos no combustível e manutenção dos carros.
  11. O motorista recebe qualquer auxílio comunicativo pelo próprio app ou rede de atendimento adequada.
  12. O passageiro tem conhecimento de quem é seu motorista logo quando solicita a viagem.
  13. É possível salvar roteiros e saber o preço da viagem antes de aceitá-la.
  14. É possível adicionar paradas

Apesar das vantagens acima, a Uber também possuem certas desvantagens. Veja abaixo:

  1. A Uber não fornece carros aos motoristas
  2. A concorrência dentro do app é alta, afinal muitos motoristas podem se localizar em uma mesma região.
  3. Não há um salário fixo. Seus ganhos são de acordo com a quantidade de passageiros atendidos em um dia.
  4. Possui como forma de pagamento apenas cartão de crédito/débito e dinheiro.
  5. Pagamento de uma tarifa caso ocorra um cancelamento

Vantagens e desvantagens da 99pop

  1. Os passageiros possuem formas diferenciadas de pagamento
  2. Não há pagamento de tarifas em caso de cancelamento.
  3. Comodidade por um valor mais razoável
  4. Contato fácil e rápido com o motorista
  5. Aplicativo versátil
  6. Possui medidas protetivas tanto aos motoristas quanto aos usuários
  7. Agilidade no atendimento
  8. Receptividade
  9. Os motoristas possuem mais liberdade de trabalho, ou seja, podem fazer seu horário e rodar no aplicativo conforme sua necessidade.
  10. Os passageiros podem solicitar corridas de qualquer lugar à qualquer hora.
  11. Os motoristas podem receber seus ganhos semanalmente
  12. A 99pop possui uma rede de parceiros.
  13. Taxa de pagamento mais acessível
  14. Possui um sistema de localização um pouco falho.

Também existem algumas desvantagens:

  1. O preço da viagem pode variar caso o trajeto seja dificultado por um engarrafamento, por exemplo.
  2. Não é possível adicionar paradas.

Qual empresa paga melhor ao motorista?

Os preços das tarifas das viagens tendem a variar de acordo com a localidade em que o passageiro se encontra. Então a quantia recebida pelo motorista segue o mesmo fluxo incerto.

O fator 99pop x Uber em relação aos motoristas é bastante semelhante, porém possui distinções notáveis. Ambos os aplicativos solicitam (obrigatoriamente) o cadastro do motorista no app e o envio dos seus documentos pessoais e veiculares.

No cadastro é informado o documento do carro, antecedentes criminais e carteira de habilitação. Dessa forma, a preocupação com os passageiros se tornam reais em ambas as plataformas.

Entretanto, para trabalhar como motorista da Uber é preciso realizar um curso online obrigatório em no máximo 30 dias após a realização do cadastro. Quando finalmente for concluído, o motorista estará apto ao trabalho.

Por outro lado, a 99pop disponibiliza workshops e cursos opcionais. Ademais, ambas possuem o mesmo sistema de porcentagem, pagando 1 a 40% do valor das corridas aos motoristas.

Outros detalhes sobre o faturamento

Quanto à taxa de cancelamento, na empresa Uber, os passageiros pagam R$7 caso ocorra o cancelamento após cinco minutos. Sendo o valor creditado automaticamente na conta do mototista.

Entretanto, a 99pop ainda possui um sistema extremamente falho nesse aspecto. Ou seja, não há um repasse da taxa de cancelamento aos prestadores de serviços.

Para realizar o pagamento aos motoristas, a Uber possui os seguintes sistemas:

  1. A cada sete dias
  2. Todos os dias (disponível apenas para FlexPay)
  3. A qualquer momento, no caso das viagens cujo pagamento é em dinheiro.

A 99pop, por outro lado, trabalha com os seguintes sistemas:

  1. Todos os dias, através de um cartão que é enviado aos motoristas logo quando são aceitos no cadastramento para prestarem serviços.
  2. A cada sete dias
  3. A qualquer momento, no caso das viagens que possuem o dinheiro como pagamento.

Além disso, um grande salto dado pela Uber é a capacidade de avaliar os passageiros que usam a plataforma. Com isso, são evitados assaltos e uma noção acerca do tipo de indivíduo que entrará no seu carro.

A 99pop, por outro lado, não possui essa medida. Já que os motoristas não possuem acesso a tal informação, fica mais difícil se precaver.

Quanto ao oferecimento de suporte ao motorista, a Uber e 99pop fornecem um atendimento exclusivo para ouvir queixas e qualquer problema que os prestadores de serviços possam ter.

Assim, os motoristas têm a resposta em cerca de duas horas ou doze horas no máximo, enquanto na 99pop isso ocorre entre dois e cinco dias.

Tanto a empresa 99pop quanto a Uber, possuem medidas de segurança a fim de reter o ganho em corridas suspeitas ao motorista. Na 99pop a retenção ocorre quando o valor ultrapassa R$60,00.

Já na Uber, quando é ultrapassado R$200,00. Ademais, o pagamento só é liberado após ocorrer uma averiguação de segurança.

Trabalhar na Uber e 99pop é possível?

Cada plataforma possui sua compatibilidade e singularidade. Os cupons de desconto estão presentes em ambas e configuram-se como uma ótima alternativa para quem quer pagar menos.

Assim, apesar do fator 99pop x Uber causar muita indecisão entre os passageiros, ambos estão a todo o tempo estimulando os clientes em potencial à optaram pelas corridas com descontos.

As empresas estão sempre aproveitando datas festivas para distribuir voucher e cupons de descontos. Assim, o compartilhamento com os amigos é frequente e a empresa tem seu nome exaltado no mercado.

Como ambas são plataformas independentes, os motoristas podem sim optar por trabalhar nas duas. Para isso, ele precisa atender aos critérios e adquirir os dois apps em seu smartphone de trabalho.

Suporte da 99pop e Uber

A 99pop x Uber possuem suas peculiaridades, cabendo a cada passageiro escolher a que melhor lhe convém. Então, para melhor auxiliar seus clientes, os aplicativos possuem os seguintes canais de suporte e atendimento:

  1. Uber
  • No próprio aplicativo é possível resolver assuntos como: insatisfação ou queixas do motorista e outras questões.
  • Central de Atendimento: 0800 591 7045 ou 0800 591 1032
  1. 99pop
  • Ao clicar em “Central de ajuda” dentro do app é possível resolver diversas questões sobre sua viagem.
  • Central de segurança: 0800 888 8999

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